terça-feira, 23 de outubro de 2007

Operação Espelho I - comidas

Eu já contei que ODEIO dieta?
Então só para reforçar: EU ODEIO DIETA.

Pra falar a verdade, nunca passei por uma muito rígida. Só de imaginar restrições na hora de comer, me dá calafrios.

Não pense que como besteiras e por isso o meu ódio. É que eu realmente não sei como as pessoas conseguem seguir um cardápio com medidas, alimentos, tudo determinado!

Pra começar, eu não sou a responsável pela culinária da casa. E se fosse, já ficaria cansada só de ter que seguir aquelas receitinhas com água e sal. É raro um momento meu em frente ao fogão. Mas nestes momentos só sai: massa, massa e mais massa...

Minha alimentação já é bem balanceada. Eu tenho uma sorte, confesso a vocês. Eu amo verduras, legumes, essas coisas que muita gente torce o nariz. Açúcar refinado eu aboli há séculos. Só adoçante. Não sou muito de fritura. Aqui em casa é raríssimo. Só fins de semana que caio dentro dos hambúrguers, pizzas, lanchinhos, tudo by mamy, porque eu troco sem pensar os fast-food pelos lanches da minha mãe (acaba sendo mais saudável também, eu ponho o quádruplo de alface do que vem nestas lanchonetes).

E os doces? Não ligo. Sério. Há tempos todos caiam pra trás quando contava que não gostava de chocolate. Bem, descobri que eu até gosto. Principalmente na época da TPM quando deixo vir à tona a chocólatra que vive em mim. Mas aí são dois tabletinhos ao dia (aqueles quadradinhos da barra) e pronto, como remédio. Menos bombons. Estes nem adianta. Só em casos muito graves como descontrole hormonal ou pé na bunda de namorado. Ou aqueles com licor. É, esses ainda dá. Os outros doces eu até gosto sim... Mas nada que me faça babar na frente de uma confeitaria. Enqüanto minhas amigas ficam olhando os doces eu babo pela coxinha...rs

Alimentação pra mim é algo que deve ser curtido, saboreado, um brinde à vida! Gosto de experimentar coisas novas, dar palpites, criar, sentir texturas, aromas, cores. E olha que eu digo que não sei cozinhar... Só digo, porque na teoria eu sei tudo. E quando tomo coragem, sai cada prato tão legal.

Não foi por acaso que acabei sendo assessora de imprensa de restaurantes, não é mesmo? Tem que saber desta arte para poder escrever sobre ela. Portanto, dietas não combinam com quem come de tudo. Absolutamente tudo. Eis o que não como: pepino, jiló e azeitona. Claro que deve existir outras comidas que não goste. Mas das que eu conheço estes três itens solitários configuram a lista. Da dobradinha ao salmão, da salada de queijo brie à feijoada, do rodízio de pizza ao sushi. Amo tudo.

Pronto, já estão me imaginando com 200 kg. Eu dei uma engordada sim. Sou baixinha e qualquer aumentozinho de gramas aparecem. Aliás, elas vão direto para os meus quadris e abdômen. Mas tenho a clara conclusão de que o responsável pelo meu new size não é meu hábito alimentar. É a falta de exercício, o que nos leva ao próximo post.

Mesmo assim, estou maneirando na comida. Só o básico.

Eu amo açaí. Tá, é uma fruta, mas é calórica pra caramba. Ainda mais que a gente sempre põe um pouco de granola né. Se tiver cobertura então... Cortei. Docinho de festa, só durante a festa. Levar pra casa nem pensar. Se bem que os meus duram semanas. Lanche final de semana só um de cada. Ai que péssimo, eu comia sempre 2 cachorros-quentes, 2 hambúrgueres... (os da minha mãe, lembra?) Rodízio de pizza tá proibido. O bom que economizo uma grana também...rs Rodízio de carne eu já não ía mesmo. Diminui também as quantidades das porções e aumentei as vezes que eu como. Assim não espero hoooras pra comer e a fome vem de levinho. Inclui mais frutas. Eu não sou muito de frutas. Não as "urbanas" como eu chamo... São sempre as mesmas de supermercado: uva, banana, morangos. Aff Eu gosto é de cajá, graviola, pitanga,fruta do conde, cajú, acerola,manga... Semana passada acabei com uma caixa de cajús... hehehe Ainda hoje tomei muito suco de acerola.

Ah, e a água né. Eu adoro água. Então 2 litros pra mim é fácil Tô tentando aumentar esta quantidade. Evito frituras, essas coisas.

Mas não mudei mais nada. Ontem mamy fez uma lazanha...Caí dentro! Mas era de espinafre e carne moída. O queijo tava só em cima. À noite ainda tinha. Tentei resistir. Juro. Não deu. Comi só um pedacinho pra não pesar o estômago nem a consciência. Deu certo.

Vou contando pra vocÊs as aventuras e desventuras de quem quer emagrecer, sem torturas, sem loucuras e sem gastar uma nota!

P.S. Perdi 1kg já.

Nenhum comentário: