quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Eu twitto, tu retwittas...

POST para MONOGRAFIA...

Sempre que uma nova ferramenta no mundo cyber se apresenta há um "boom" característico e logo depois vai declinando de interesse. O Brasil já se mostrou como o melhor mercado para as platoformas de rede social. Isto pode ser explicado pela nossa cultura, por sermos já naturalmente sociais. Daí termos o maior número de usuários no Orkut, MSN e agora no Twitter.

O Twitter, apesar de estar no auge do sucesso por aqui (desde as celebridades, passando por fakes, blogueiros, comediantes até políticos), foi criado há aproximadamente 3 anos. A intenção era manter as pessoas conectadas entre si ao responderem a frase: "What are you doing?" (O que você está fazendo?) em 140 caracteres. Ou seja, um microblog onde poderia expor suas ações.

Mas ele se tornou bem mais que isto. E hoje representa uma forma de expressar idéias, sentimentos, contar o que há de novo na internet e, por que não, fazer negócios? Já temos muitos cases de sucesso de empresas que através do Twitter aumentaram seu faturamento (DELL, por exemplo).

As vantagens são muitas, porém é preciso ter cuidado para não querer "pegar a onda e acabar afogado". É o que tem acontecido com muitas empresas que não conhecem a dimensão que o Twitter pode ter tanto para ajudar na aproximação com o cliente, quanto para afastá-lo de vez.

Por isto acho interessante pesquisar enquanto há as promessas ilusórias de sucesso fácil e o entusiasmo entre os "twitteiros" e empresas.

Pretendo mostrar o USO DO TWITTER COMO FERRAMENTA CORPORATIVA. Bem, o título ainda pode mudar, assim como toda a pesquisa. Porém, o caminho é este. Mostrar o porquê deste fascínio e como é possível com algumas twittadas de 140 caracteres mudar toda uma relação consumidor-empresa.

Caso desejem, me sigam:

Irei twittar o andamento da pesquisa e links interessantes.

Abçs

Nenhum comentário: