quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sobre o email q circula sobre Diane e Yasmin

Só pra comentar...

Todo remédio tem contra-indicação. Se for pegar uma bula de "aspirina", vai ficar assustada com tanta reação que pode dar.

Por isso que quem toma anticoncepcional tem que visitar regularmente a ginecologista e fazer exames periódicos. Quem está no grupo de risco (fuma, bebe) tem que redobrar os cuidados. Trombose é a primeira e mais grave reação à pírula. Cabe à ginecologista verificar o histórico da paciente para ver se o organismo dela está apto àqueles hormônios. Não é o Diane ou o Yasmin que são vilões. Qualquer droga, qualquer medicamento que pomos no nosso corpo pode causar reações diversas, inclusive a morte. Muitas pessoas se intoxicam até com alimentos, imagine com remédios.

Se esta história for verdade (o que não parece, pois sempre é de algum lugar bem longe, com nomes curtos para não conseguirmos comprovar e outra, se o cabeçário é da Unimed, por que é uma paciente q escreve e não uma médica? ) a responsabilizada pelo fato deveria ser a médica e a paciente, e não o remédio! Deve haver um controle constante.

Eu já tomei os dois, também para cisto no ovário e pele, e fiquei muito satisfeita. Agora tomo outro por outro problema, mas que me dá reações como dores, mas aí é caso de escolher: qual problema vc prefere? Difícil... Por isso os ginecologistas vão "testando" cada pírula e dosagem de hormônio para ver a adaptação da paciente.

O que falam sobre anticoncepcionais dar câncer na verdade é porque como as mulheres que usam este medicamento estão frequentemente no ginecologista, as chances de detectar um câncer precocemente são bem maiores, e estes dados vão logo para os registros. Ao contrário daquelas que já chegam ao médico com o estágio avançado da doença.

Sei que vc não tem nada a ver com tudo isso, mas é que fico muito abismada com estes boatos que correm na net e a falta de informação das pessoas. Não defendo a indústria farmacêutica, ao contrário. Sei o quanto pode prejudicar, por isso evito o máximo tomar remédios, mas qualquer um. Aposto que quem condena anticoncepcionais quando está com um resfriado corre pra farmácia e se entope de remédios e vitaminas, não sabendo que até o excesso de vitamina C, por exemplo, pode causar transtornos irreversíveis.

Se der, repasse para quem você repassou o email.

Vanessa Santos
jornalistavanessa@gmail.com